Cerca de 900 famílias serão beneficiadas com as escrituras dos imóveis
A prefeita de Contagem, Marília Campos, participou da 3ª reunião da comissão representante (CR) da Vila Secóia, na região Ressaca. O encontro, que aconteceu na Escola Estadual José da Silva Couto, abordou o andamento do Projeto de Regularização Fundiária da Vila.
Durante a reunião, representantes da empresa responsável pelo estudo dos aspectos urbanísticos, ambientais, sociais e jurídicos, Práxis Consultoria e Projetos, e gestores da Prefeitura, falaram sobre os resultados da pesquisa e esclareceram as dúvidas dos presentes. “O objetivo é mostrar para vocês os avanços alcançados da segunda reunião para essa, que foram os trabalhos de cadastro e elaboração de diagnóstico”, explicou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mônica Cadaval.
Conforme foi apresentado, aproximadamente 51% dos proprietários já concluíram a fase de cadastro. A próxima etapa é a de pré-titulação. A previsão é de que a documentação de 196 proprietários seja enviada ao cartório na segunda quinzena de agosto deste ano. “Estamos em uma fase onde todas as casas já foram beneficiadas. A perspectiva é entregar 900 escrituras para as famílias. Em breve, serão enviados os primeiros lotes para o cartório para a tramitação de entrega do documento para esse lote de moradores”, explicou a prefeita.
A moradora da vila e participante da comissão, Lourdes de Assis Pereira, ressaltou que os encontros são importantes para o acompanhamento do processo, sanar dúvidas e incentivar a adesão da população. “A reunião foi muito esclarecedora. Podemos confiar no processo, porque já está acontecendo e logo teremos essa vitória. É só gratidão”, pontuou.
Regularização Fundiária
A administração municipal retomou o projeto de regularização fundiária e está investindo cerca de R$ 10 milhões, com recursos municipais, federais e de emendas parlamentares, para a regularização de cerca de 12 mil famílias, que atualmente vivem em 27 áreas do município, seja em vilas, comunidades tradicionais, loteamentos populares e ocupações organizadas.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.
Autor: Repórter Laura Oliveira // Revisão e Edição: Cristiane Oliveira